terça-feira, 8 de abril de 2008

RESENHA CRÍTICA DE “O UNIVERSO DAS ARTES”

Alberto Caeiro aborda, de forma simples e compreensível, a arte e o artista sob diferentes perspectivas. Além disso, ele expõe toda a evolução de conceitos e definições do universo das artes, citando diferentes autores e analisando criticamente suas idéias e proposições.
O autor inicia seu texto discorrendo sobre as diferentes percepções do espectador em relação à arte e artista. Para ele, arte é considerada algo que poucos têm acesso e que foi criada no passado, sendo encontrada em museus ou exposições, já o artista é considerado um ser acessível, que realiza performances em espetáculos. Desta forma, a sociedade divide-se entre os que possuem acesso à arte, e os que não possuem. No texto é citado Walter Benjamim, que acredita que a reprodutibilidade técnica corrompe a aura da obra de arte, privando-a de legitimidade. Faz-se necessário, portanto, buscar soluções para democratizar a arte, vez que a sua inacessibilidade priva determinadas pessoas da posse de uma carga sócio-cultural fundamental para a formação ideológica do indivíduo.
Para o autor, a indústria cultural é responsável pela banalização das obras de arte, degeneração esta já citada por Debray em “Vida e morte da imagem”, sendo possível depreender que o surgimento de alguns novos estilos culturais desestabilizava a produção artística calcada na memória do passado, violando os preceitos de que a arte é, estritamente, a produção construída no passado.
Além disso, ele aborda o ponto de vista da Estética, construindo ligações com o belo e o juízo de gosto que existe na produção e fruição de uma obra de arte.Afirma-se, ainda, que a estética estuda o sentimento do artista (na obra), e a expressão de sentimento do espectador , havendo, assim, a comunicação entre ambos.
Portanto, o que fica claro no texto, é que a arte tem papel de revolucionar o sentido de gosto, estruturando a sociedade um contexto e universalidade para o surgimento de novas artes.
Por: Luan de Macêdo

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial